Notícias

17/10/2016

Pão de Queijo: história e opções!

Você provavelmente ama pão de queijo como nós amamos, não? Nós amamos tanto que até produzimos. No entanto, será que você sabe como essa receita surgiu? Não, ela não existe desde sempre em Minas Gerais – apesar de estar por lá há tempos. Enfim, demos uma pesquisadinha para ver se descobríamos a origem dessa delícia.

Na verdade, não existe muito consenso sobre a origem do pão de queijo. Para alguns historiadores a receita existe desde o século XVIII. No entanto, quem disseminou a receita pelo Brasil foi Arthêmia Chaves Carneiro, a senhora de óculos que ficou conhecida como símbolo da Casa do Pão de Queijo, que hoje possui mais de 400 lojas no país, mesmo depois do falecimento de sua fundadora.

Apesar de ser denominado como "pão", o pão-de-queijo consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo, de consistência macia e elástica, existindo algumas variações.

Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito, bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Mas o que dá a sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.

Agora que você já conhece algumas das teorias que circundam a origem dessa maravilha da nossa culinária, basta aproveitar e saborear muito.

Não quer fazer em casa? Tem muita gente pra servir ou tem algum estabelecimento comercial? Não tem problema, sirva o pão de queijo Bokitu’s, que vem prontinho para assar!

Veja Também

Viagem em Família