Notícias

12/12/2016

Ceia de Natal: monte em casa, sem gastar muito.

É dezembro! Natal, festas, presentes, ceia... Se os gastos são muitos e você precisa economizar, bem-vindo ao clube. São muitos brasileiros que estão nesse caminho, mas mesmo assim é possível fazer uma ceia legal, reunir a família e comemorar.
Para facilitar a vida de todos, segue uma serie de dicas para fazer uma ceia de natal sem gastar muito dinheiro:
- Antecipe as compras. Em vez de deixar o peru para a última hora, procure comprá-lo o quanto antes. Outra dica é pesquisar e aproveitar as ofertas oferecidas por supermercados, por isso, fique atento às promoções. Para preservar o prato principal, procure congelá-lo, assim não há o risco de gastar com dois perus.
- Faça substituições inteligentes na hora de comprar as frutas, troque as tradicionais por outras que sejam da época como abacaxi, melancia, laranja, banana e limão. Procure comprá-las perto da véspera, para não correr riscos de perder as frutas.
- Se o dinheiro anda curto, porque não trocar o peru pelo frango? O gosto é quase o mesmo, o que muda realmente é o tamanho. Para deixá-lo com uma cara melhor, capriche na receita.
- Prefira molhos que podem ser feitos sem gastar muito, como de laranja ou mesmo farofas. Fuja de receitas que levem vinhos e outras coisas caras.
- Troque também o champanhe pela cidra.
- Faça o cálculo da comida: para evitar desperdício, procure fazer o cálculo aproximado da quantidade de comida que cada convidado irá consumir na ceia.
- Escolha um prato principal: para economizar mais ainda, opte por apenas um prato principal, que seja especificamente carne. Para deixar a mesa com cara de fartura e super colorida, o que engana o estômago, procure investir em alimentos naturais, como verduras e legumes.
- Aposte em uma sobremesa barata: na hora da sobremesa do Natal, economize fazendo você mesma! Procure comprar os ingredientes e seguir uma receita fácil e barata. Uma ótima dica de sobremesa para ceias, que têm muitas pessoas, é apostar no sorvete de palito. Além de ser super saboroso, é barato e todos poderão repetir. Porém, se a ceia não for com muitas pessoas, a dica é comprar um panetone e recheá-lo. Essa é uma sobremesa típica do Natal e, o melhor de tudo, barata e fácil de ser feita. Outra sobremesa econômica e fácil de fazer é a rabanada. Além de agradar a todos os paladares, você poderá usar aquele pão amanhecido do café da manhã.
- Decore com legumes e frutas: procure fazer um arroz com legumes para deixar a mesa mais bonita, ao invés de acrescentar passas, que são caras nessa época. Outra dica é acrescentar uma farofa de banana, ao arroz. O gostinho fica delicioso e ainda deixa a comida muito mais bonita e leve.
- Invista nas saladas e aperitivos: ofereça primeiramente os pratos de salada, ou mesmo petiscos, que podem ser feitos com maionese e pão. Assim poderá servir o prato principal e todos já estarão com menos apetite.
Use as dicas para fazer uma ceia de Natal sem gastar muito dinheiro ao seu favor e organize uma festa mais econômica.

Fonte: www.mundodastribos.com

Veja Também

Viagem em Família