Notícias

05/11/2018

FORMAS DE MANTER O PÃO FRESCO POR MAIS TEMPO

Antes de saber como tratar o pão é preciso conhecê-lo. E a primeira lição é: o pão não seca, o pão transforma-se através de um processo químico que afeta o amido. Saiba como adiar o inevitável.

Como escolher um bom pão?
Simples. Não se deixe levar por pão barato. Um exemplar de panificação bem confeccionado seguiu a receita certa, adicionou as doses adequadas de cada ingrediente e respeitou os tempos de fermentação. Estas condições reunidas resultam num pão de melhor qualidade e mais duradouro. A côdea deve ser estaladiça, grossa e fazer aquele barulho crocante que o Ratatouille ensina no filme. Quanto mais grossa a côdea, mais proteção tem o miolo, que deve ser fofo. No entanto, cada pão comporta-se de maneira diferente.

Ainda está quente? Não tente guardá-lo assim.
Fechar um pão quente para que não perca o calor é um erro crasso. Se quiser aproveitar o pão ainda morno, terá de o comer na hora. Se a ideia for servi-lo mais tarde, então deixe-o ao ar até que arrefeça completamente antes de servir ou guardar. O vapor largado pelo pão acomodado livremente nos comuns sacos de plástico de supermercado forma o ambiente ideal para os fungos que causam o bolor desenvolverem-se alegremente.

Congelar ou não, eis a questão.
Congelar sim. É a melhor forma de manter o pão sempre fresco. Quem opta por este caminho pode ignorar tudo o que foi dito anteriormente. Saco de plástico? Permitido e aconselhável. Cortar o pão em fatias? Apoiado. Assim, usa-se apenas a quantidade desejada e descongela mais rápido. Usar o micro-ondas não é proibido, mas se o fizer tem de ser por alguns segundos. O pão aguenta bem no congelador por três meses.

Torradas são sempre a melhor opção, não é?
Sim, é verdade. Ou simplesmente colocar o pão no forno durante cinco a dez minutos. O calor recupera as boas condições do amido, o que devolve firmeza à crosta e umidade ao miolo. Deixe o pão descansar um pouco depois de aquecido, mas consuma-o em menos de uma hora.

O pão é o alimento mais desperdiçado pelos Brasileiros, não há necessidade. Se mesmo depois de ler estes pontos insistir em deixar o pão endurecer, pode sempre transformá-lo em croutons, french toasts ou, se preferir fazer farinha de rosca.

Veja Também

Viagem em Família